A educação em Maricá foi colocada na categoria “Ouro” dos contemplados pelo ‘Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização’, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). A iniciativa do Governo Federal é uma das estratégias do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e busca atestar boas práticas das secretarias de educação estaduais, municipais e distrital voltadas a assegurar o direito à alfabetização das crianças.
A iniciativa visa incentivar a adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação e, ainda, reconhece, sistematiza e dissemina práticas exitosas de gestão das secretarias de educação, com vistas a estimular o compartilhamento de conhecimentos e de inovações nas políticas de alfabetização.
“Conquistar o Selo Alfabetização de Ouro é fruto da sistematização e da avaliação das ações desenvolvidas no campo das políticas de alfabetização pela Educação Municipal de Maricá na Rede Pública de Ensino. Uma conquista de todos aqueles que acreditam na Educação Integral e Libertadora! Parabéns, alunos, suas famílias, professores e profissionais da educação! Esse ouro é nosso”, comemorou Marcio Jardim, secretário de Educação.
Ao todo, 4.578 secretarias municipais se submeteram e tiveram as inscrições validadas para o processo de concessão do selo. Apenas 2.425 cidades receberam o selo ouro – grupo do qual Maricá faz parte.
Outras 1.124 ficaram na categoria prata e 584 terminaram o ano de 2024 com o selo bronze.
O total de 445 cidades não alcançaram pontuação para classificação em nenhuma categoria. A Secretaria de Educação de Maricá também recebeu o Prêmio Magda Soares de Alfabetização por conta das políticas implementadas a partir do programa ‘Alfabetiza Maricá’.
“Dentre as ações que contribuíram para este sucesso, destaco a criação da Gerência de Alfabetização e o trabalho incessante de toda Coordenação de Ensino que tem sido fundamental para a implementação de práticas pedagógicas inovadoras, o acompanhamento contínuo dos estudantes e a formação constante de nossos professores”, acredita o subsecretário de Ensino Rodrigo Moura.
Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização
O emblema é dividido em três categorias: bronze, prata e ouro. É um reconhecimento simbólico concedido às gestões, não devendo ser utilizado para promoção individual de gestores. A cerimônia de entrega do emblema acontecerá em Brasília (DF), em data a ser definida.
Entre os objetivos do Selo Alfabetização, está incentivar a adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação comprometidos com o cumprimento das metas de alfabetização e de redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).