Maricá segue com a vacinação contra a Covid-19 para os públicos prioritários

Vacina aplicada é a XBB, versão atualizada que protege contra as variantes mais recentes. Imunização acontece em polos dos quatro distritos

quinta-feira, 25 julho 2024

Foto: Gabriel Ferreira

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, continua com a vacinação contra a Covid-19 para os públicos prioritários, com aplicação da vacina XBB do laboratório Moderna, que oferece proteção às variantes mais recentes. A imunização das pessoas dos grupos prioritários com idade a partir de 12 anos acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, nas Unidades de Saúde da Família (USF) Central e Jardim Atlântico. Nas USF Marinelândia e Chácara de Inoã é possível se vacinar às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 16h, e, na USF São José 2, a imunização ocorre nos mesmos dias, das 9h às 18h. Para a aplicação, é preciso apresentar identidade, caderneta de vacinação (se tiver) e comprovante do grupo que faz parte — como laudo ou documento funcional.

As crianças de 5 a 11 anos que integram algum grupo prioritário podem receber a vacina XBB nos seguintes locais: às segundas-feiras, das 9h às 18h, na USF Barroco; às terças-feiras, das 9h às 18h, na USF Inoã 2; às quintas-feiras, das 9h às 16h, na USF Elenir Umbelino de Mello (Flamengo); e às sextas-feiras na USF Bambuí, das 9h às 16h. É importante lembrar que a vacinação poderá ser anual ou semestral (a cada seis meses), a depender do grupo no qual se inclui.

Atualmente, segundo as orientações do Ministério da Saúde, a vacina contra a Covid-19 deve ser aplicada a cada seis meses nos seguintes públicos prioritários: pessoas com 60 anos ou mais; imunocomprometidos (com imunidade baixa) a partir de 5 anos; além de gestantes e puérperas.

A vacinação é anual para trabalhadores de saúde; pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores; àquelas com comorbidades ou deficiência permanente; indígenas, quilombolas e ribeirinhos; população privada de liberdade e funcionários desse sistema; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; assim como pessoas em situação de rua.

Vacinação para outros grupos

Para as crianças de seis meses a 4 anos, a imunização contra a Covid-19 passou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação, integrando o cronograma de rotina. No momento, o esquema vacinal para essa faixa etária conta com duas doses da vacina monovalente XBB da moderna, com intervalo de 4 semanas entre as aplicações. A vacinação dos pequenos dessa faixa etária ocorre às segundas-feiras na USF Barroco; às terças-feiras na USF Inoã 2; às quintas-feiras na USF Elenir Umbelino de Mello (Flamengo); e às sextas-feiras na USF Bambuí.

É importante ressaltar que, de acordo com a estratégia de vacinação atualizada do Ministério da Saúde, os esquemas primários de imunização contra a Covid-19 não são mais indicados para pessoas a partir de 5 anos que não fazem parte dos grupos prioritários. Essa alteração possibilita a vacinação dos públicos prioritários de forma periódica, fortalecendo a proteção daqueles com mais risco de desenvolverem quadros graves da doença, o que está de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Polos de vacinação atualizados contra a Covid-19

Públicos prioritários com idade a partir de 12 anos

Segunda a sexta-feira

– USF Central: Rua Clímaco Pereira, 375, Centro. (9h às 18h)