A Casa Museu Darcy Ribeiro, localizada na rua que homenageia o professor, (na antiga Rua 119), em Cordeirinho, foi espaço de diversão gratuita neste fim de semana no “Verão no Museu”. Neste domingo (26/01), o grupo Choro de Cordel levou um vasto repertório de clássicos do estilo musical, animando o público. O evento ofereceu ainda um belo café da manhã com pães, bolo, frutas, salgados e sucos. Já no sábado (25/01), a Orquestra Circônica apresentou seu espetáculo com malabaristas, perna de pau e música juntando a magia do circo à energia do Carnaval.
No espaço democrático foram disponibilizados guarda-sol, cadeira, brinquedos e filtro solar de uso gratuito. E, para quem não quer se aventurar na água do mar da Praia de Cordeirinho, onde fica o museu, piscinas e um chuveirão estarão disponíveis. Tudo acompanhado por atrações musicais. O “Verão no Museu” acontecerá todos os fins de semana até o dia 30 de março.
“Museu no Meu Quintal”
Produtora cultural e responsável pelo evento, Ayama Prado explicou que o “Museu no Meu Quintal”, existente desde junho do ano passado, é umas das principais atrações da Casa e acontece todo último fim de semana do mês. “É um evento que chama a comunidade, os vizinhos para conversar e pensar o que se quer do museu, pensar coletivamente o projeto de museu dessa cidade. Ele é um espaço público, de transformação social, de cultura, de educação, de conhecimento, de trabalho do legado do Darcy Ribeiro. Então, tudo isso não pode ser feito sem a participação da comunidade”, contou.
Fátima Araújo, de 56 anos, prestigiou o grupo de Choro e elogiou a iniciativa de oferta do café da manhã compartilhado com os moradores voluntários que também levam seus quitutes. “Achei maravilhoso o evento. O café da manhã acho uma ideia maravilhosa porque temos que praticar a colaboração, com cada um trazendo um alimento”, contou a pedagoga e moradora de Cordeirinho.
Seu companheiro, Célio Silva, destacou a interação que o evento proporciona. “É excelente esse tipo de movimento porque traz não só a cultura, mas a interação entre moradores e visitantes e isso se torna muito positivo”, disse.
Andrea Bezerra, 52 anos, enalteceu a iniciativa por oferecer música gratuita e por permitir a relação interpessoal. “Muito mais do que a localização, a intenção do projeto é trazer o público para uma música de qualidade gratuita, para um lugar que você sente e converse com pessoas. isso é sensacional. Não é só para assistir e postar porque não tem coisas instagramáveis, tem gente, né? Então, acho uma proposta fantástica. E ser de frente para o mar, ter esse personagem do Darcy Ribeiro nessa pose à vontade, com aporte de cadeira, de água gelada, de protetor solar. Isso é demais”, apontou a visitante.
Para usufruir da infraestrutura da praia, o banhista deve se dirigir, primeiro, ao Museu Casa Darcy Ribeiro. É por lá que se dá o acesso à área com cadeiras e guarda-sóis. A entrada do museu é gratuita, bem como o acesso à área da praia e às atrações musicais. O ingresso, no entanto, pode ser retirado antecipadamente pela internet. A infraestrutura na praia funcionará sempre das 9h às 18h, incluindo o novo chuveirão personalizado pelo artista plástico Osias Silveira. O museu é uma realização da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).