PAC Seleções direciona valor recorde de R$ 159 milhões para Maricá nas áreas de saneamento e drenagem

Governo Federal anunciou nesta sexta-feira (26) investimento de R$ 41 bilhões para infraestrutura de 707 municípios. Maricá já investe R$ 525 milhões em saneamento com recursos próprios

sexta-feira, 26 julho 2024

Foto: Divulgação

Maricá viveu um dia histórico nesta sexta-feira (26.07), quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, no Palácio do Planalto, os investimentos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções. Do total de R$ 41,2 bilhões direcionados para mobilidade e infraestrutura urbana, Maricá foi contemplada com R$ 159,1 milhões em obras de saneamento e de drenagem, valor recorde em recursos federais para a cidade fluminense.

O município terá financiamento de R$ 42,1 milhões para projeto da Sanemar (Companhia de Saneamento) nos bairros de Itapeba, Parque Nanci e Ponta Grossa. Serão 42km de rede de esgotamento sanitário, estação elevatória e coletor tronco.

Outros três projetos, da Somar (Autarquia de Serviços de Obras de Maricá), receberão ao todo R$ 117 milhões em investimentos do PAC. São obras de drenagem em Barroco e Jardim Atlântico Oeste, áreas de Itaipuaçu, e em Itapeba.

Prioridade

O aprimoramento da infraestrutura urbana de Maricá tem sido prioritário na gestão do prefeito Fabiano Horta. Somente em saneamento, o município está investindo R$ 525 milhões com recursos próprios.

“Depois de 10 anos de governos que não priorizaram o setor, o presidente Lula garante ao país uma virada na infraestrutura urbana. E Maricá comemora esse momento histórico”, avaliou o prefeito Fabiano Horta.

No anúncio desta sexta-feira, foram incluídos programas nos eixos cidades sustentáveis e resilientes, infraestrutura social e inclusiva e programa Água Para Todos. Somados ao valor da primeira seleção (R$ 18,3 bilhões), em maio, os recursos do Novo PAC Seleções chegam a R$ 59,5 bilhões. O investimento total do Novo PAC é de R$ 1,7 trilhão.