Prefeitura de Maricá inaugura nova sede do Conselho Tutelar

Espaço tem cinco salas para atendimento e também um espaço kids no bairro Parque Eldorado

quinta-feira, 23 maio 2024

Fotos de Marcos Fabrício

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social, entregou nesta quinta-feira (23/05) a nova sede das regiões 1 e 2 do Conselho Tutelar, que fica na Rua Fernando Henrique Assumpção, no Parque Eldorado, região central da cidade. O imóvel dispõe de cinco salas de atendimento – uma para cada conselheiro que atende diariamente – e de um inédito espaço kids, um local lúdico para crianças vítimas.

O prefeito Fabiano Horta participou da inauguração do local, juntamente com o secretário de Assistência Social, Thiago Ribeiro, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA), Sylvia Cantuária. Segundo o prefeito, o governo deve ter a capacidade de humanizar esses espaços, criando um ambiente acolhedor.

“Nossa missão é nos tornar a maior rede de proteção para crianças e adolescentes em nosso estado. Esses meninos e meninas que procuram esses serviços precisam da nossa responsabilidade, além do afeto e do compromisso de proteção à vida. Isso passa por muitas mãos, que vão da equipe técnica aos conselheiros”, ressaltou Fabiano.

Já o secretário Thiago Ribeiro antecipou que a sede dos conselhos tutelares 3 e 4, que atendem a Inoã e Itaipuaçu, também deverá ganhar um novo espaço nos próximos meses. “Estamos pesquisando imóveis em Inoã para oferecer um local novo, semelhante a este que entregamos hoje. Temos o compromisso de qualificar o equipamento e dar dignidade a quem trabalha e a quem busca atendimento. Isso é importante para as vítimas que nos procuram, principalmente o sigilo no atendimento, o que está garantido neste espaço”, afirmou ele.

Para Sylvia Cantuária, o novo espaço oferece um atendimento individualizado, uma localização melhor e, por causa disso, uma melhor qualidade de trabalho. “Aqui é muita luta. Se quisermos uma cidade fortalecida no futuro, temos primeiro de fortalecer as nossas crianças e jovens, e todos nós somos agentes de direitos”, pontuou a presidente do CMDCA, que apresentou a pequena Maria Clara Dutra da Silva, de 12 anos, como representante dessas crianças e adolescentes da cidade. A menina, que mora em Cordeirinho e é aluna da E.M. João da Silva Bezerra, na Divinéia, leu um texto saudando a atuação do Conselho Tutelar de Maricá.

“Que bom que temos as autoridades que olham por nossos direitos. Acreditamos num mundo onde a inocência e a beleza do crescer serão, de fato, prioridade absoluta”, dizia o texto.

Outra fala foi a da conselheira Rosângela Nogueira, que apontou como principais ganhos o conforto para as crianças, o acesso fácil, o espaço amplo e o atendimento humanizado. “Fico emocionada de estar aqui, porque era um sonho nosso poder atender melhor quem nos procura. As pessoas não têm ideia da luta que temos nessa função. Por isso, esse é um ganho de todos nós”, frisou ela.