
A Prefeitura de Maricá enviou servidores e gestores públicos de diversas secretarias para participar da 30ª Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios (SECOFEM), que acontece entre os dias 24 e 28 de março, em São Paulo. A iniciativa tem o objetivo de capacitar e aprimorar as práticas para desenvolvimento da gestão dos recursos públicos.
O evento tem a participação de servidores e gestores públicos de estados, municípios e Tribunais de Contas que atuam em rotinas de contabilidade, orçamento e responsabilidade fiscal, em especial profissionais que desenvolvem a Contabilidade Aplicada ao Setor Público no país.
Entre os participantes do município estão representantes das secretarias de Educação; Gestão Tributária e Fiscal (Seget); Planejamento, Contabilidade e Finanças; Habitação, além de servidores do Instituto de Seguridade Social de Maricá (ISSM).
Durante o evento estão sendo abordados os seguintes temas: Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Demonstrativos Fiscais; Custo no Setor Público, transferências voluntárias, o pacto federativo, a convergência aos padrões internacionais da contabilidade pública. Também estão em pauta o plano de implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais (PIPCP), Sistema de Administração Financeira e Controle (SIAFIC), Sistema de Informações Contábeis e Fiscal do Setor Público Brasileiro (SICONFI), entre outros temas expostos no âmbito estadual e municipal.
Maricá na Secofem
A Secretária de Gestão Tributária e Fiscal, Lawrice Souza, explicou o motivo de enviar dois representantes da secretaria para participar da qualificação. “Trabalhamos com Dívida Ativa e ela precisa seguir os parâmetros do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) para o lançamento, justificativa de perdas, entre outros itens. É uma oportunidade de suma importância para os nossos servidores estarem alinhados com as melhores práticas da Gestão Pública”, explicou.
Priscila Marins, de 36 anos, que atua na gerência de administração do crédito tributário da Secretaria de Gestão Tributária, relatou como tem sido a experiência durante a capacitação. “Minha primeira vez na Secofem e está sendo incrível! O evento reúne profissionais de todo o Brasil para trocar ideias, compartilhar experiências e aprofundar conhecimentos em contabilidade pública, gestão fiscal e boas práticas na administração pública”, disse a servidora.
“Foi surpreendente ver como a inteligência artificial está transformando a contabilidade pública: processos mais ágeis, análises mais precisas e decisões cada vez mais estratégicas. Isso me deu várias ideias para implementar e aprimorar a qualidade das informações utilizadas na tomada de decisões, impactando diretamente as políticas sociais e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos maricaenses”, completou.
Também servidor da Secretaria de Gestão Tributária, Pedro Teixeira, de 38 anos, expressou seu contentamento em marcar presença no evento. “Participar da Secofem tem sido uma experiência enriquecedora. O evento proporciona atualização de conhecimentos e troca de experiências com profissionais muito experientes na área, contribuindo para uma atuação mais eficiente no Seget”, afirmou o profissional que atua no controle interno da secretaria.
A Secofem é um evento anual, organizado pela Secretaria de Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, com foco em estados e municípios.