Prefeitura de Maricá promove dia especial na Horta Comunitária Inclusiva com assistidos do Caif

Atividade reuniu participantes em momento de integração, aprendizado e inclusão no bairro Manu Manuela

quinta-feira, 24 abril 2025

Foto: Elsson Campos

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Inclusão, realizou nesta quinta-feira (24/04) uma atividade especial na Horta Comunitária Inclusiva do bairro Manu Manuela, com os assistidos do Centro de Atenção Integral à Família de Pessoas com Deficiência (Caif I), localizado em Araçatiba.

A ação teve como objetivo proporcionar um dia de integração, aprendizado e contato com a natureza, fortalecendo o vínculo dos participantes com práticas sustentáveis e inclusivas. Os usuários do Caif participaram de atividades educativas, como alimentar o cabrito conhecido como Chico e colheita de hortaliças, vivenciando experiências sensoriais e sociais que estimulam a autonomia e a convivência coletiva.

Para o coordenador do Caif, Leonidio Guedes, iniciativas como essa são fundamentais. “A Horta Inclusiva é um espaço onde nossos assistidos podem se desenvolver de forma integral, trabalhando habilidades motoras, cognitivas e sociais. Além disso, promove a inclusão de maneira prática e efetiva”, explicou.

Responsável pelo cuidado e manutenção da horta, o fisioterapeuta Martiniano da Silva ressaltou a importância do projeto. “A horta não é só um espaço de plantio, é um ambiente terapêutico. Aqui, conseguimos unir reabilitação, inclusão e sustentabilidade. Ver o brilho nos olhos de cada participante é a prova de que estamos no caminho certo”, disse.

Um dos alunos do Caif, Willian dos Santos falou sobre a experiência. “Eu adorei poder mexer na terra e ver as plantas crescendo. A gente aprende e se diverte ao mesmo tempo. É um dia diferente, dá vontade de vir mais vezes. Estou levando limão, salsa e cebolinha para fazer um feijão bem temperado, pois adoro cozinhar!”, comentou.

Sobre a Secretaria

A Secretaria de Pessoa com Deficiência e Inclusão promove uma série de ações e projetos voltados para pessoas que, de alguma forma, sofrem algum tipo de exclusão, como pessoas com deficiência, negros, indígenas, mulheres, comunidade LGBTQIA+, egressos do sistema prisional e seus familiares, pessoas que necessitam de apoio psicológico ou em vulnerabilidade social.

A pasta possui oito equipamentos e sete núcleos de trabalhos específicos. São eles: Psicovida, Escritório Social, Centro de Referências em Políticas Inclusivas (CRPI), Serviço de Atendimento e Reabilitação Especial de Maricá (Sarem) 1 e 2, Casa do Autista, Centro de Reabilitação, Centro de Atenção Integral à Família, Orientação Jurídica, Equoterapia, Acolhimento, Assuntos Urgentes e Divulgação de Trabalhos Externos, Busca Ativa, Articulações com as Minorias e Captação de Vagas de Empregos e Diálogos com o Empresariado.

 

 

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir