
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas Para a Terceira Idade, segue fomentando ações importantes na reta final de março, o mês da mulher. A Casa do Idoso, no Centro, foi ponto de encontro para palestras e atividades que abordaram questões de saúde e empoderamento feminino.
Cerca de 60 idosas puderam desfrutar do café da manhã na reunião que contou com alongamento e ativação, além de um desfile para recordar profissões e colaborações. Houve também conversas sobre a importância do apoio às mulheres para o fortalecimento da autoestima e maior longevidade.
O principal tópico relacionado à saúde foi o combate ao câncer de colo de útero – quarto tipo de câncer que mais mata em mulheres no Brasil, com 6% do total dos óbitos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). A doença pode ser sexualmente transmitida por infecção do HPV ou por sistema imunológico debilitado.
“Acho fundamental esse tipo de ação. A gente tem que estar sempre preocupada com a prevenção, pois quando a doença vem pode ser que não exista mais tempo de recuperação. As mulheres têm que se prevenir”, disse Ana Cristina dos Santos, de 68 anos, moradora do Parque Nanci e frequentadora da Casa do Idoso há dez anos.
Além das palestras sobre saúde, as unidades da Casa do Idoso em Maricá levam à população exercícios, oficinas de cultura e bem-estar e outras atividades.
Como participar:
O idoso interessado em participar das atividades promovidas pela Casa do Idoso, além de 60 anos ou mais, deve comparecer ao local com:
– RG
– CPF
– 2 fotos 3×4
– Comprovante de residência
– Receituário
– Atestado médico (clínico geral, cardiologista ou geriatra)
Onde funciona:
Centro de Maricá
Rua Clímaco Pereira, 269, Centro
Bambuí
Rua 38, Lote 20 – Quadra 50
Inoã
Rua 04, Quadra 15 – Lote 16B
Itaipuaçu
Rua General Emir (antiga Rua 10), Jardim Atlântico
Santa Paula
Rua E, 867 – Setor B
Condomínio Santa Paula