
A emoção tomou conta da Passarela Adélia Breve, no Centro, na sexta-feira (21/02), no último ensaio da União de Maricá antes do desfile pela Série Ouro no dia 28/02 – a campeã garante vaga no Grupo Especial em 2026. O público lotou a Rua Abreu Rangel e cantou com os componentes o samba-enredo “O Cavalo de Santíssimo e a Coroa do Seu 7″, uma homenagem à mãe de santo Cacilda de Assis e à figura de Seu 7 da Lira, um exu festeiro da umbanda carioca.
Com apoio da Prefeitura de Maricá, a escola será a sexta a se apresentar no primeiro dia da Série Ouro, na Marquês de Sapucaí. O diretor geral de harmonia, Junior Cabeça, afirmou que a escola está pronta, com 98% das fantasias entregues aos componentes e carros alegóricos sendo embalados para o desfile no Carnaval.
“A escola está pronta para brigar pelo título que o sonho da comunidade e da cidade. Vamos preparar a logística para o dia do desfile e encerramos hoje (sexta-feira) com mais um grande ensaio”, afirmou Cabeça. “A gente fez ensaio de canto, de rua e de bateria. Estamos preparados para fazer um grande desfile e brigar pelo acesso”, completou o presidente Juliano Oliveira.
Mestre Paulinho Esteves, responsável pela Maricadência, enfatizou que a bateria, com seus 250 integrantes, está pronta para fazer um grande desfile, repetir a nota máxima de anos anteriores e deu um spoiler do que o público vai assistir na avenida do samba mais famosa do mundo.
“Vai ter paradinha, coreografia e surpresas. A bateria está 100% pronta para a gente fazer uma grande festa e buscar esse título”, adiantou Paulinho.
Na arquibancada e nos arredores da passarela, o público pode se refrescar em pontos de hidratação com água gelada, numa ação da Secretaria de Comunicação Social.
Maricá vai contar a história da umbanda carnavalesca
A União de Maricá conta com 1.600 componentes, distribuídos em 16 alas e três carros alegóricos. O samba-enredo, vibrante e repleto de referências às tradições da umbanda carnavalesca, promete envolver o público na história de Seu 7 da Lira e no orgulho de Maricá. O enredo da União de Maricá é assinado pelo carnavalesco Leandro Vieira, que acumula títulos no Grupo Especial com Mangueira (2016 e 2019) e Imperatriz (2023), além de duas conquistas na Série Ouro – com a Rainha de Ramos (2020) e Império Serrano (2022).
A preparação começou no final do ano passado com ensaios semanais às sextas-feiras no Centro da cidade, reunindo os intérpretes Matheus Gaúcho, Nino do Milênio e Bico Doce, acompanhados da bateria Maricadência, dos casais de mestre sala e porta-bandeira, das passistas e demais componentes.