A Festa Literária Internacional de Maricá (Flim) recebeu nesta segunda-feira (04/11) a apresentação da peça Samba Menino – a história do samba contada para a criançada no palco da Flimzinha. Este espetáculo é uma verdadeira viagem musical que apresenta às crianças, de forma lúdica e interativa, as raízes e a evolução do samba brasileiro.
A atração, que reuniu dezenas de alunos e visitantes, foi criada no ano de 2011 pelo músico, publicitário e produtor Raphael Moreira. “É um prazer imensurável, porque até falei se nós tivéssemos uma Flim dessa por mês, eu acho que a gente teria um mundo, uma cidade, um país muito melhor porque é incrível a gente ver as crianças passeando por esses caminhos aqui e podendo sair daqui com livros. Eu acredito que os livros transformam a sociedade. Quando a gente planta essa semente, no comecinho da vida dessas crianças, com certeza a gente tem um futuro promissor”, disse Raphael Moreira.
Com músicas, contação de histórias e personagens encantadores, Samba Menino guia o público infantil pelo universo do samba, desde os tempos de seus pioneiros até as expressões modernas do gênero. A apresentação traz histórias que ilustram a origem do samba, os instrumentos característicos e os mestres que marcaram gerações.
Para o público da FLIM, a apresentação é uma oportunidade de experimentar o verdadeiro samba brasileiro em um ambiente de celebração da cultura nacional. A pequena aluna do Creche Municipal Pinguinhos de Luz, Maria Clara, de 6 anos, disse que a apresentação foi muito divertida. “Eu adorei a historinha. Ganhei um livro do tio e tudo. Foi muito bom dançar”, comentou.