A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou nesta terça-feira (11/10) a sala de estimulação precoce do Centro Materno-Infantil (antigo Posto Central), que irá atender mensalmente cerca de 120 crianças menores de três anos com atraso de desenvolvimento. No local, uma equipe composta por pediatra, fisioterapeuta e psicólogo promoverá diversas atividades lúdicas com foco nesse público, trazendo benefícios ao corpo e à mente. Além disso, os profissionais vão acompanhar a família dos atendidos, oferecendo o suporte necessário e aumentando as chances de sucesso do tratamento.
A sala de estimulação precoce funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os atendimentos serão agendados após encaminhamento feito pela Estratégia de Saúde da Família e também dos especialistas do Centro Materno-Infantil.
Aline Peixoto, coordenadora da área técnica da Saúde da Criança e do Adolescente de Maricá, destacou o papel das novas instalações para oferecer atenção qualificada às crianças que possuem diagnóstico de atraso no desenvolvimento, contribuindo para a reabilitação e propiciando um futuro melhor.
“Esse espaço é de suma importância para o município, proporcionando que as crianças sejam estimuladas o quanto antes, quando observada a necessidade. Com isso, oferecemos um futuro melhor e mais qualidade de vida ao público com algum atraso no desenvolvimento. A sala está toda equipada para realizar cerca de 30 atendimentos por semana, tendo o auxílio de uma equipe multiprofissional, formada por fonoaudiólogo, fisioterapeuta e psicólogo, que oferecerão todo o apoio às crianças e à família”, afirmou.
A secretária de Saúde, Solange Oliveira, reforçou que a nova sala de estimulação precoce se une à estrutura completa do Centro Materno Infantil, lembrando que o acolhimento se inicia nas Unidades de Saúde da Família (USF).
“Ter esse espaço é um avanço para a saúde de Maricá, com o objetivo de oferecer ações de saúde para as crianças que possuem algum atraso de desenvolvimento, estimulando desde o nascimento o crescimento saudável e alinhado ao esperado para a faixa-etária. Esse público passa pelo atendimento na USF e, quando identificado algum atraso motor ou neurológico, será feita a referência para a equipe multiprofissional que atua na sala de estimulação precoce, proporcionando os avanços necessários”, ressaltou.
Centro Materno-Infantil oferece acompanhamento qualificado às mães e crianças
O espaço dedicado à atenção às mães e crianças conta com estrutura completa para atender de maneira qualificada a essa população. O local possui salas de amamentação, de apoio à amamentação e de planejamento familiar, além de oferecer pré-natal de alto risco e especialidades médicas como pediatria, pneumologia, neurologia, endocrinologia, hematologia, cardiologia e ginecologia.
Luana Rodrigues, subsecretária da Rede de Atenção à Saúde, garantiu que a nova sala se soma aos serviços oferecidos, sendo essencial para provocar estímulos físicos e mentais nas crianças que mais precisam, permitindo o desenvolvimento em toda a sua plenitude.
“A sala de estimulação infantil busca atender precocemente as crianças que necessitam ser estimuladas, tanto na questão fisioterápica quanto em relação à mente, garantindo um desenvolvimento melhor na primeira infância que será levado à fase adulta. Com isso, trazemos benefícios a toda a família, porque a criança irá crescer mais saudável e conviver melhor com aqueles à sua volta. Isso é muito gratificante para nós como gestão, oferecendo mais qualidade à saúde da população”, concluiu.