O segundo dia da Feira das Profissões reuniu nesta sexta-feira (05/05) centenas de pessoas que assistiram palestras sobre “Economia Verde e Economia Solidária” e “Inovação, Cultura e Desenvolvimento” apresentadas em dois painéis. Além das palestras, os visitantes conheceram os estandes de diversas empresas públicas e privadas e de instituições de ensino técnico e universitário, obtendo informações sobre as oportunidades de empregos e cursos. O evento promovido pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Trabalho e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Maricá), segue até este sábado (06/05), das 14h às 19h, na Lona Cultural de Itaipuaçu, em Itaipuaçu.
No primeiro bloco, a diretora de planejamento da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Cristiane Jaccoud, e o diretor de Economia Criativa e Sustentabilidade, Paulo Neto, falaram sobre o tema “Mumbuca verde: preservar o meio ambiente e gerar riqueza”. Já na segunda rodada de palestras, o secretário de Economia Solidária, Adalton Mendonça, e o diretor de economia solidária e responsabilidade social da Codemar, Eugênio Soares, apresentaram o tema “Economia Solidária e modelos alternativos de desenvolvimento”.
População aprova a iniciativa
Nos corredores da feira, os visitantes aproveitavam para conhecer os estandes de empresas públicas e privadas e de instituições de ensino técnico. Uma das expositoras era o Instituto de Ciência Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), que levou para feira os equipamentos utilizados na Incubadora Social, como as impressoras 3D e óculos de realidade virtual, que impressionavam quem passava pelo local.
“É a 1ª vez que venho na feira. Gostei muito do jogo de Inteligência Artificial (AI) onde eu lutava com um monstro dentro da realidade virtual. É uma atividade bem diferente”, disse a estudante Thamires Ribeiro, de 16 anos.
Sua amiga, Jéssica Castro, de 31 anos, também aprovou a iniciativa. “Está sendo muito legal porque tem muita coisa boa para ver e aprender. Além disso, vim aqui conhecer e saber das oportunidades de emprego que estão tendo na nossa cidade”, afirmou.
Moradora de Itaipuaçu, a empreendedora Gleice Barros, de 39 anos, que estava expondo na Feira da Colmeia, aproveitou o espaço para conhecer as oportunidades de emprego e de cursos para sua filha Julia Barros, de 11 anos. “O que mais gostei foi conhecer a estrutura da cidade, o que ela está ofertando hoje para os jovens em relação a cursos e ao primeiro emprego. Já passei nos estandes de cursos de idiomas e nos estandes das secretarias e Educação e Cultura”, declarou a empreendedora.
No fim da tarde, foi apresentado o painel “Inovação, Cultura e Desenvolvimento”, com os temas “Cinema 4.0: como a tecnologia está moldando o futuro da indústria cinematográfica” e “A importância da formação turística na promoção do destino”. Entre os palestrantes estiveram: Tamires Serket (Opera Haus), Steven Phil (FPass), o secretário de Promoção e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida, e Laiz Peres Solis (Codemar).
Programação da Feira das Profissões
Painel 5: Trabalho, Diversidade e Inclusão
Tema “Políticas inclusivas para o mercado de tecnologia e inovação”
15h – Ana Virgínia Medeiros (consultora de Empreendedorismo)
15h20 – Helena Piragibe (OAB-RJ)
15h40 – Debate
Tema “Redes de empreendedorismo em apoio a mulheres”
16h – Thaísa Muniz (Feira da Colmeia)
16h20 – Carla Tavares (conselheira de Economia Solidária – Prefeitura de Niterói)
17h40 – Debate
Painel 6: Tecnologia e Políticas Públicas: Mosaico de Aplicativos
Tema “Marketplace: o app de compras e serviços com moeda social”
17h30 – Marcus Bambam (vereador – Câmara Municipal de Maricá)
17h50 – Magnun Amado (subsecretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Maricá)
18h10 – Ana Maia (Bell Tecnologia)
18h30 – Debate
Tema “Mumbucar: o app de mobilidade de Maricá”
19h – Douglas Paiva (secretário de Transportes da Prefeitura de Maricá)
18h20 – Maria Luiza Medeiros Pacheco (Algoritec Tecnologia)
19h40 – Debate