
A Secretaria de Políticas para a Terceira Idade de Maricá promoveu essa semana, para os alunos de artesanato da unidade Centro, um workshop de Macramê com o professor de artes e artista plástico Sandro Moraes.
Sandro foi especialmente convidado pela Secretaria da Terceira Idade e recebido pela professora de artesanato da casa, Leda Siqueira, e pela coordenadora Pâmela Curvelo, que se encantou com o seu trabalho. “Já conhecia o trabalho pronto, mas vendo o processo de confecção, a gente se encanta mais ainda. Muito belo e muito bom mostrar isso para os nosso idosos”, disse Pâmela.
Com mais de 40 anos de profissão, Sandro tem trabalhos realizados para a Rede Globo e participou de projetos sociais, como a Oficina de Artes Paulo da Portela, na famosa escola de samba de Madureira, e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cabo Frio.
Cenilda Rios Marcelino, 80 anos, é aluna de artesanato da Casa do Idoso se encantou com o trabalho do profissional. “Vou participar de outras aulas e aprender mais para fazer e também ganhar um dinheirinho. Vou também colocar na minha casa e presentear amigos”, contou.
Já Marlene Teixeira, 64 anos, disse que aprendeu os primeiros passos e quer desenvolver o trabalho. “A técnica é simples e a prática é o que dá mais habilidade e criatividade. Pretendo agregar renda como artesã, com o macramê. Adorei essa aula”, falou.
Sobre o macramê
A técnica do macramê (arte de entrelaçar nó) vem da pré-história, passando pela Turquia e países árabes, até chegar à Itália, onde foi divulgada no início do século XX por Madame Valentina Cravandolli, sendo trazida para o Brasil pelos portugueses. Trabalha com fios de materiais diversos, como algodão cru, cânhamo, seda, fio de malha e outros. O manejo é feito sobre uma base vertical muito simples de madeira com preguinhos, que dão suporte ao entretecimento dos nós. Desenhos e formas geométricas saem das mãos do artista. São malhas de macramê para abajures, cintos, bolsas e vestuário, com temas variados. “Em Búzios, como a moda praia predomina, 0peixes e conchas são o tema preferido”, diz Sandro, que fixou residência e um ateliê naquela cidade.