União de Maricá: 90% das fantasias prontas para o Carnaval

Escola de samba faz ajustes finais para buscar o sonhado acesso ao Grupo Especial

quarta-feira, 5 fevereiro 2025

Foto: Thamyris Mello

A União de Maricá está com quase tudo pronto para buscar o tão sonhado acesso na elite do Carnaval em 2026. Com apoio da Prefeitura de Maricá, a escola de samba prepara um desfile com muito luxo para brilhar na Marquês de Sapucaí no dia 28/02. Cerca de 200 pessoas trabalham em seis ateliês no Rio de Janeiro, onde as fantasias são produzidas, embaladas e trazidas para Maricá, onde ficam guardadas num galpão antes de serem entregues aos 1.600 componentes.

O ateliê principal fica no bairro Santo Cristo, na zona portuária do Rio, onde são feitas as calças, camisas, chapéus, sapatos e adereços. Lá concentra todo insumo para produção das fantasias, como ferragem, tecido, placas, colas, penas, paetês, entre outros, que são distribuídos para os outros cinco polos localizados no Centro, em Vila Isabel e na Penha. Segundo o diretor de ateliê, Júlio Cerqueira, a escola possui 90% das fantasias já prontas.

“A gente recebe as fantasias, confere a numeração das roupas e sapatos, ajusta, se necessário, coloca os adereços, como penas e acabamentos, antes de embalar e enviar para Maricá, onde estão guardadas num galpão. Cada fantasia sai com o nome da ala, o que compõe a fantasia, chapéu e número do sapato. Os volumes maiores são levados em caminhões e entregues aos componentes no dia do desfile”, explicou Júlio.

No ateliê principal, a costureira Marlene Alves, de 64 anos, que trabalha na União de Maricá há cinco anos, falou da expectativa por mais um desfile.

“Fiz as roupas de quando a escola desfilava na Intendente Magalhães, em Campinho, e em 2024 na Sapucaí. É muito gratificante ver todo mundo dançando com as fantasias que fiz. Ano passado chorei quando vi as fantasias no desfile porque é muito gratificante ver seu trabalho ser reconhecido”, disse, emocionada, a moradora de Manguinhos, na Zona Norte do Rio.

A data para entrega das fantasias aos componentes será marcada após o ensaio técnico na Marquês de Sapucaí, que acontece no próximo domingo (09/02), às 20h.

Maricá vai contar a história da umbanda carnavalesca

A União de Maricá conta com 1.600 componentes, distribuídos em 16 alas e três carros alegóricos. Com o enredo “O Cavalo de Santíssimo e a Coroa do Seu 7”, a agremiação busca alcançar o título e o acesso ao Grupo Especial, a elite do Carnaval carioca, em 2026. O tema é uma homenagem à mãe de santo Cacilda de Assis e à figura de Seu 7 da Lira, um exu festeiro e musical da umbanda carioca, que fez história na década de 1970.

O samba-enredo, vibrante e repleto de referências às tradições da umbanda carnavalesca, promete envolver o público na história de Seu 7 da Lira e no orgulho de Maricá. O enredo da União de Maricá é assinado pelo carnavalesco Leandro Vieira, que acumula títulos no Grupo Especial com Mangueira (2016 e 2019) e Imperatriz (2023), além de duas conquistas na Série Ouro – com a Rainha de Ramos (2020) e Império Serrano (2022).

A União de Maricá será a sexta escola a se apresentar no dia 28/02, na avenida mais famosa do mundo. A preparação começou no final do ano passado com ensaios semanais às sextas-feiras no Centro da cidade, reunindo os intérpretes Matheus Gaúcho, Nino do Milênio e Bico Doce, acompanhados da bateria Maricadência, dos casais de mestre sala e porta-bandeira, das passistas e demais componentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir