A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou nesta terça-feira (06/06) mais uma reunião para tratar do Plano de Mobilidade do município, que está na fase final de elaboração. Representantes de diferentes órgãos do governo – como Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran), Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e autarquia de Serviços e Obras de Maricá (Somar) – participaram do encontro, que ocorreu na sala de multimeios da Somar, no Caxito.
O grupo debateu diferentes pontos do plano, que tem 72 itens de execução a curto, médio e longo prazos, com previsão de encerramento em 2033. O orçamento total é de R$ 1,3 bilhão. Entre eles está a implantação da via TransMaricá Norte, alternativa de trânsito entre os bairros de Cassorotiba e Ubatiba, cortando a região rural da cidade. Estão previstas também a construção de uma nova via de entrada da cidade, com acesso direto ao aeroporto, e ainda obras de melhoria em estradas internas como as do Camburi e do Retiro, além da sinalização semafórica e controle de velocidade do corredor principal do Centro.
“Estamos priorizando a execução de intervenções mais estruturantes, que são as de curto prazo, e que prometem aliviar de forma definitiva a fluência de trânsito nas áreas beneficiadas”, afirmou o secretário de Urbanismo de Maricá, Celso Cabral.
Uma audiência pública para apresentar à população o documento final do Plano de Mobilidade está prevista para o dia 12 de julho, às 18h, no auditório do Banco Mumbuca, no Centro.