A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou na quarta-feira (07/06) a terceira reunião de trabalho para tratar do Plano de Mobilidade do município, que está em fase final de elaboração. Representantes de diversos órgãos do governo – autarquia de Serviços e Obras de Maricá (Somar), Secretaria de Trânsito e engenharia viária (Sectran) e Companhia de Desenvolvimento de Marica (Codemar) participaram da reunião e apresentaram 50 propostas para melhorar a mobilidade a pé e por bicicleta na cidade.
Com o tema mobilidade ativa, foram apresentadas propostas de planejamento para a melhoria da iluminação, estrutura e fiscalização da rede de calçadas, elaboração de projeto executivo da rota ciclável em Ponta Negra, estruturação viária para segurança dos ciclistas. Também foram discutidas propostas para a de criação de programa de educação, construção de bicicletários para os terminais de transporte coletivo do Centro, Itaipuaçu, Inoã e Ponta Negra e para o Campus de Educação Pública Transformadora em Itaipuaçu (CEPT) de Itaipuaçu.
Na reunião anterior, realizada na terça-feira (06/06), o grupo debateu sobre o sistema viário e transporte com o detalhamento das ações de curto, médio e longo prazo e suas especificações financeiras para implementação. O documento com as informações consolidadas das reuniões e de todo o processo será disponibilizado no site da Prefeitura para acesso. Uma Audiência Pública está agendada para o dia 12 de julho, às 18 horas, no auditório do Banco Mumbuca, localizado na Rua Eugênio Modesto da Silva, 293, Parque Eldorado.
Para acompanhar o processo do Plano de Mobilidade e verificar os documentos já concluídos é só acessar: www.marica.rj.gov.br/marica-mobilidade/documentos/.