Verão no Museu se despede com Velha Guarda da Portela e Mulheres de Chico em Maricá

Atrações do último fim de semana de programação especial da Casa Darcy Ribeiro levam multidão ao espaço, que se consolida como centro de democratização da cultura

segunda-feira, 31 março 2025

Foto: Leonardo Fonseca

O último fim de semana de março não teve chuva, mas marcou o encerramento do Verão no Museu da Casa Darcy Ribeiro, em Maricá. Coube à Velha Guarda da Portela e ao bloco Mulheres de Chico finalizarem uma programação especial de muito sucesso, que levou ao espaço milhares de pessoas: só os baluartes da Azul e Branco de Madureira reuniram mais de 500 pessoas, na noite de sábado.

O Museu Casa Darcy Ribeiro, que foi criado no imóvel onde o antropólogo morou, na Praia de Cordeirinho, é uma realização da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e da Prefeitura de Maricá. A gestão é do Circo Crescer e Viver.

“Vim acompanhar minha mãe que gosta muito do grupo Mulheres de Chico e foi muito divertido. Já conhecia o museu quando vim ver o João Bosco. O visual é muito bom e a programação não fica para trás. Fortalece muito a cultura da cidade, que precisa ainda de outros espaços como este”, avaliou Madu Ferreira, 24 anos, moradora da Mumbuca, na região Central de Maricá.

Espaço de encontros

A maratona de eventos “Verão no Museu” ocupou o quintal da Casa Darcy todos os fins de semana da estação com atrações muitas vezes inéditas em Maricá: teve João Bosco em show intimista, as bailarinas da Cia. Base em seu espetáculo a 20m de altura, muitos blocos de carnaval e até atrações circenses. Durante todos os fins de semana, desde fevereiro, a casa ofereceu cadeiras, guarda-sóis, chuveirão e água fresca para os banhistas na faixa de areia da Praia de Cordeirinho em frente ao museu.

“Um período de muito trabalho mas que mostra que conseguimos ler e responder às necessidades de Maricá, dos nossos vizinhos aqui de Cordeirinho. Criamos vínculos com as pessoas, que sempre voltam. Nos fins de semana desde o início do ‘Verão no Museu’ recebemos cerca de 10 mil pessoas, indicando que estamos num bom caminho”, avaliou Giulia Rodrigues, coordenadora de Educação do Museu Casa Darcy Ribeiro.

Gingado e história

As Mulheres de Chico agitaram o público com a apresentação que começou por volta das 10h, juntamente com um café da manhã comunitário. O grupo existe há quase 20 anos e recriando a obra de Chico Buarque através de arranjos que exploram ritmos como o samba, o ijexá, o coco, o jongo, a marchinha, o maculelê e até o funk carioca.

Na noite anterior, a Velha Guarda da Portela protagonizou momentos únicos na casa, com a valorização da tradição das escolas de samba e dos sambas enredo. Vale lembrar que Darcy Ribeiro foi o responsável, juntamente com Leonel Brizola, pela construção da Apoteose do Samba, o Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Centro do Rio, na década de 1980.

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir