Baldinho do Bem

O que é?

É o recolhimento de resíduos orgânicos, por meio de voluntários cadastrados, em prol da sustentabilidade em nossa cidade.

O Baldinho do Bem é um recipiente (5L) repassado, em regime de comodato, para que os voluntários reservem e façam o transporte dos resíduos orgânicos até o local de coleta.

O objetivo é incentivá-los a separar seus resíduos de forma correta e contribuirmos para a economia circular e a sustentabilidade em nosso município.

O Baldinho do Bem é uma ação de fomento a sistemas alimentares circulares e ação de mitigação das mudanças climáticas, provendo a circularidades do sistema alimentar.

A proposta do programa é promover a educação ambiental sobre o reaproveitamento dos resíduos orgânicos para fomento a agricultura urbana e agroecológica por meio de um sistema alimentar circular e de combate às mudanças climáticas.

Como funciona?

Uma vez que se torna um voluntário, a missão é reservar os resíduos orgânicos do preparo das refeições e levá-los até a Praça Emilton Santos em Araçatiba, nos dias de recolhimento combinados.

As ações de recolhimento ocorrem com frequência quinzenal, sempre às sextas-feiras, das 9h às 11h.

Os voluntários cadastrados deverão juntar os resíduos compostáveis a partir da segunda-feira para levar na sexta-feira combinada, sempre uma sim, outra não. Os informes das datas são postados no grupo de avisos no whatsApp.

Toda a comunicação como projeto e dúvidas podem ser feitas por meio do (21) 99283-2555 e e-mail: secapp.projetos@gmail.com

Seu resíduo será contabilizado e compostado, tornando-se adubo vegetal para produção de novos alimentos agroecológicos.

Após se inscrever, receberá um link para participar da comunidade de informativos (exclusiva para voluntários cadastrados) sobre ações e seu nome passará a constar na lista de presença das ações.

Quem pode participar?

Para se tornar um voluntário sustentável na segregação de resíduos do preparo das refeições para a compostagem, basta preencher o formulário de cadastramento e fazer parte do time de voluntários:

Link de para cadastro de novos voluntários: https://forms.gle/eeVeC75f1RicpXmQ6 – ou https://abre.ai/iMpQ

Legislação

Lei Federal Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010. – Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS);

Lei Municipal Nº 2.946 de 13 de agosto de 2020 – Dispõe sobre princípios, diretrizes, objetivos e instrumentos para o plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Município de Maricá.
Lei Municipal No 3.449, DE 20 DE MARÇO DE 2024 – Institui o Programa de Incentivo à implantação de Hortas Agroecológicas nas praças do Município de Maricá.

História

O Baldinho do Bem, implementado pela Secretaria de Agricultura Pecuária Pesca e abastecimento (SECAPPA), foi inspirado no caso de sucesso “Revolução dos Baldinhos”, um movimento que coleta resíduo orgânico em uma comunidade em Florianópolis- SC.

Iniciado em janeiro de 2023, por meio do projeto piloto, foi feita a inauguração das quatro técnicas de compostagem na Praça Agroecológica de Araçatiba (Praça Emilton Santos), estimulando a prática da compostagem em ambiente urbano.

O Projeto Piloto, realizou em 2023, um total de 24 ações de recolhimento de resíduos orgânicos com a participação de 975 voluntários doadores, sendo contabilizado um total de 3,39 de resíduos recolhidos e encaminhados para a compostagem na própria praça.

Por meio da parceria com o Governo Federal, foi solicitado recurso por emenda parlamentar para implantação de compostagem de resíduos sólidos orgânicos no município de Maricá, mediante o convênio nº 916831/2021, celebrado com a União por intermédio do Ministério da Cidadania.

Em fevereiro de 2024, o projeto foi oficialmente lançado pela Prefeitura com a distribuição dos Baldinhos do Bem, aos voluntários cadastrados e implementado o pátio de compostagem na Unidade Agroecológica da fazenda pública Joaquim Piñero, operado pela COOPERAR.

Foram adquiridos cinco mil baldes para serem distribuídos aos voluntários, em regime de comodato, para que separem as sobras de matéria orgânica do preparo das refeições (cascas e partes de frutas, legumes e verduras), e doarem para ser transformado em nutrientes para formar novos produtos agroecológicos, que são distribuídos nas praças agroecológicas.

No ano de 2024, o Baldinho do Bem realizou 20 ações de recolhimento, alcançou a marca de 19 toneladas de resíduos orgânicos recolhidos e compostados juntamente com cerca de 60 toneladas de resíduos verdes (gramas seca e poda triturada) oriundos das manutenções de canteiros e da poda das árvores da cidade. Foram ao todo repassados nas ações de recolhimento uma tonelada de alimentos agroecológicos, 1.545 mudas, 800kg de composto orgânico vegetal e com participação de 4.310 voluntários doadores de resíduos.

Além disso, o programa contribui para a Agenda 2030 da ONU com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) destacando-se diretamente com os de acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável; o de tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis; o de assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis; e o de fomentar ação contra a mudança global do clima.

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir