Com muita música, atividades artísticas e diversão, a Secretaria de Cultura de Maricá levou a “Caravana da Cultura” para entreter alunos idosos inscritos na Casa da Terceira Idade, no Centro. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Cultura com a Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, e será apresentada em outros espaços de convivência e assistência do município.
A Casa da Terceira Idade oferece aos idosos, a partir dos 60 anos, atividades diárias que proporcionam um espaço de convivência, interação e socialização, oportunizando atividades artesanais, culturais, físicas, palestras, dentre outras ações. As atividades acontecem nos polos do Centro, Itaipuaçu, Guaratiba, Bambuí, Ponta Negra, Inoã e Santa Paula.
O secretário de Políticas para Terceira Idade, Tatai, ressaltou que o objetivo das Casas é proporcionar melhor qualidade de vida para os idosos da cidade e levar alegria.
“Os idosos têm a oportunidade de ter melhor qualidade de vida e é realmente essa qualidade de vida que a gente tenta proporcionar para o idoso. Hoje trouxemos mais uma alegria para eles com a Caravana e geralmente, a maioria de todos os depoimentos aqui da Secretaria são idosos que já estão dentro de casa, muitas vezes acamados, com dificuldades, numa série de questões físicas, mentais e quando chegam aqui se esquecem dos problemas. Os idosos voltam a reviver coisas que eles muito tempo não lembravam que era possível para eles e voltam a estar”, disse.
Morador de Jacaroá, Celso Xavier dos Santos, 60 anos, faz dança de salão e hidroginástica na Casa da Terceira Idade no Centro e conta que sua vida melhorou na casa. “Ficar em casa parado não é salutar. Hoje aproveitei para me descontrair com a Caravana da Cultura. Eu tenho meu trabalho em casa, então tirei um tempo para cuidar do corpo e da minha mente. Já diminui bastante a quantidade de remédios, como o da pressão arterial, principalmente. Aqui a gente volta a viver, mostra que nosso corpo precisa deste movimento”, contou satisfeito.
Com o sucesso da atividade, que foi realizada pela primeira vez na Casa da Terceira Idade, o secretário de Cultura, Leandro Dasilva, destacou a importância da Caravana estimular o público idoso.
“Cultura é o sistema de ideias vivas que cada época possui e ideias das quais o tempo vive. E a caravana da cultura, através da Secretaria de Cultura, traz todas as formas de arte, de amor e de pensamento para a população incluindo a terceira idade”, disse o secretário.
A moradora da Barra de Maricá, Tânia Cristina Ferreira, de 62 anos, deixou de fazer uma cirurgia graças à melhoria na qualidade de vida e alegria que tem em frequentar a casa.
“Tivemos uma manhã de muita descontração com a Caravana e muitos sorrisos largos. Faço hidroginástica e pilates. Antes tinha um problema no joelho, que precisaria operar e graças a essas atividades daqui não precisei mais. Antes, tomava um monte de remédios, hoje não tomo mais. Tudo aqui é muito bom, faço questão de vir às aulas, pois não tenho tempo para tristeza. É tudo muito divertido. É muito bom, a gente ri, a gente fala. É muito legal, tudo é muito bom”, ressaltou.
Moradora do Marquês, Maria Lúcia da Silva, de 63 anos, contou que além de fazer aulas de alongamento ainda faz parte do EJAI e quer se tornar assistente social. “A gente vai ficando mais velha e o tempo vai passando. Eu ficava muito tempo em casa e estava em depressão e foi quando voltei a estudar e fazer aulas de alongamento. Sem dúvidas, a Casa da Terceira Idade mudou minha vida e agora me sinto mais útil e mais feliz, só tenho a agradecer”, disse.
Sobre a Terceira Idade
A Secretaria de Políticas para a Terceira Idade é composta por três casas e quatro núcleos que ofertam ações de inclusão, atividades de recreações e cursos com o intuito de proporcionar um amadurecimento saudável. Dentre as atividades há alongamento, ginástica, dança cigana, papietagem, zumba, fisioterapia, patch aplique, reflexologia, hidroginástica, corte e costura, manicure, canto em inglês, podólogo, massoterapia, canto em português, pedicure, reiki, tai chi chuan, cabelereiro, artesanato, dança de salão, pintura em tecido, dança criativa e árabe.
Na Casa da Terceira Idade do Centro de Maricá também funciona o programa Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), em parceria com a Secretaria de Educação, que tem por objetivo oferecer oportunidade a idosos e estimular a conclusão do Ensino Fundamental (1º e 2º ciclos).
Os interessados devem procurar a Casa da Terceira Idade (Rua Clímaco Pereira, 269, Centro de Maricá) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, levando toda a documentação exigida para efetuar a matrícula: certidão de nascimento ou identidade – RG (original e cópia); cadastro de pessoa física do aluno – CPF (original e cópia); especificação oficial do tipo sanguíneo do aluno (original); e histórico escolar ou declaração provisória de escolaridade (original).
Inscrição para oficinas da Terceira Idade
Para realizar a inscrição, os idosos devem ir à Casa da Terceira Idade, portanto atestado médico original e cópia (somente para atividade física) apto para realização das atividades, uma foto 3×4, cópias de identidade, cópia do CPF e comprovante de residência. Mais informações sobre as oficinas e atividades da Secretaria podem ser obtidas pelo número (21) 99570-6685.