Hospital Che Guevara ganha heliponto para agilizar salvamentos e transporte de órgãos

Local tem a capacidade de operar com o maior helicóptero em atividade do Brasil

sexta-feira, 5 julho 2024

Fotos: Gabriel Ferreira

A Prefeitura de Maricá inaugurou, nesta sexta (05), o heliponto elevado do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí. O local, fruto de uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) e a Secretaria de Saúde visa atender as redes de resgate do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros Militares (CBMERJ) e de Taxi Aéreo (resgate de trabalhadores de plataformas de petróleo), além de oferecer maior agilidade no transporte de órgãos.

O local tem 1.000 m², com capacidade até para operar com a aeronave Sikorsky S-92, maior helicóptero em atividade no Brasil. “Esse hospital é uma referência regional e constrói a politica do SUS com eficiência e cuidado. A unidade merecia um heliponto como esse para agregar e se adensar no processo da saúde e do desenvolvimento de Maricá. Ontem a gente viu a necessidade e urgência sem nem mesmo estar inaugurado ajudando a dar celeridade em atendimentos e salvando vidas”, acredita o prefeito de Maricá, Fabiano Horta.

“Essa entrega exemplifica a concretude do que o SUS pode fazer, como podemos atuar para salvar a vida das pessoas. O transporte aeromédico salva a vida das pessoas. O Hospital Dr. Ernesto Che Guevara é um orgulho para nosso município”, discursou a secretária de saúde Juliana Nogueira.

O heliponto já ajudou a salvar uma vida antes mesmo da inauguração; ele foi utilizado nesta quinta-feira (04) pelo Corpo de Bombeiros Militares, que havia feito um resgate de uma vítima de um acidente de trânsito no bairro de Jaconé, em Saquarema.

O paciente, um homem de 30 anos, ficou preso nas ferragens do veículo em que estava e precisou ser socorrido pela aeronave da instituição estadual. Na unidade hospitalar, o homem – que chegou lúcido – passou por exames de imagens que não constataram lesões graves. Ele foi medicado, suturado e liberado.

“Nosso trabalho é melhorar a vida das pessoas, que traga conforto e oportunidades. Esse heliponto premia um equipamento de saúde extremamente valoroso. Estamos colocando essa referência hospitalar, também, na cadeia do petróleo e gás. Ter esse equipamento traz uma vantagem competitiva porque um trabalhador que necessite de assistência médica em uma plataforma pode vir direto para esse centro de referência e especialidade”, acredita o presidente da Codemar Hamilton Lacerda.

Segundo a Codemar, a logística e infraestrutura do Aeroporto de Maricá, que fica em Araçatiba, na região central, possibilitarão a operação do heliponto por meio de equipamentos 24 horas. Na primeira etapa, as operações serão por regras de voo visual.

Em um segundo momento, o heliponto foi projetado para que seja operado em regras de voo por instrumento, com GPS para descidas em condições meteorológicas ruins. O heliponto terá toda a infraestrutura de segurança, além do balizamento noturno para decolagens e pousos em qualquer horário.