Agricultores de Maricá receberam, nesta sexta-feira (1), instruções num minicurso de jardinagem. É uma tática que pode incrementar a produção e o faturamento dos produtores rurais do município. A ação é do programa Inova Agroecologia Maricá, uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) por meio da Biotec.
“Os agricultores aprendem a fazer jardins funcionais que, além de embelezar a propriedade, funcionam para atrair insetos polinizadores que são de extrema importância para suas produções e os insetos inimigos naturais de pragas que podem atacar a lavoura”, explicou Esther Mariana Flaeschen, superintendente da Biotec.
Ainda segundo Esther, as plantas podem ser ainda cultivadas para comercialização, aumentando os ganhos dos agricultores nas feiras livres, por exemplo.
Técnica japonesa
Durante o minicurso, os agricultores receberam orientações para produzir o kokedama, uma forma de cultivo de plantas criada no Japão e que consiste em plantar o vegetal numa bola de argila e terra revestida com musgo e que está muito na moda.
“Trazer esse conteúdo para eles é importante porque abre novas possibilidades de fonte de renda para esses agricultores. Eles podem usar para embelezar as propriedades, como um hobby mas também como fonte de renda. A técnica ensinada hoje tem um bom valor agregado”, frisou Rogério Pêgo, professor de paisagismo da UFRRJ que ministrou a aula.
O projeto é maravilhoso espero que der certo é muito bom colher aquilo que produzimos com dedicação parabéns ao prefeito atual só fez maravilhas a população de Maricá.