Plataforma solidária de vendas desenvolvida por Maricá se destaca na Rio Artes 2024

Palestra sobre o Compre.Rio e estande com iniciativas da cidade chamaram a atenção em evento na Cidade Nova

sábado, 27 abril 2024

Foto: Leonardo Fonseca

O marketplace de comércio solidário desenvolvido pela Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) para o município do Rio de Janeiro, o Compre.Rio, foi tema de palestra da 16ª edição da Rio Artes, na sexta-feira (26/04), no Centro de Convenções Expomag, na Cidade Nova. O evento, que é uma das principais ações da economia criativa no Estado do Rio, vai até domingo (28).

No Palco das Artes, os diretores da Codemar, Pedro Mota Di Filippo (Inovação e Tecnologia) e Eugênio Soares (Economia Solidária e Responsabilidade Social), participaram do painel sobre o Compre.Rio ao lado da subsecretária de Economia Solidária do Rio de Janeiro, Nelma Azeredo.

A ferramenta é uma criação da Codemar, feita para ser usada pela Prefeitura do Rio. A plataforma representa um momento em que a tecnologia desenvolvida em Maricá é reconhecida para além dos limites do município.

“O marketplace Compre.Rio é um movimento nosso de tecnologia para justamente agregar esse grupo de artesanato e diversas outras iniciativas de arranjos produtivos locais numa ferramenta para que possa dar dimensão e expansão do trabalho”, afirmou Di Filippo.

“Além da própria tecnologia, o mais importante é a entrega do papel social de inclusão que essa ferramenta traz. Vamos ter diversos cursos também que vão ensinar como utilizar e como potencializar as mercadorias através deste instrumento”, acrescentou.

Eugênio Soares destacou um dos propósitos da participação de Maricá em eventos fora da cidade: “Estamos trazendo para o Rio de Janeiro essa tecnologia social, no sentido de trazer as experiências exitosas de Maricá. Para que a Codemar possa se fazer presente no desenvolvimento econômico e social, transformando Maricá, mas também multiplicar em outros municípios do Brasil”.

Feiras de Maricá presentes

A Prefeitura de Maricá foi uma das expositoras do evento, com um grande estande com diversos produtos produzidos na cidade. A mostra da Artemar, que é o núcleo de articulação das feiras locais de Maricá, teve as produções da Feira da Colmeia, Feirarte, Natureza Arte e Cultura, Feira da Agricultura Familiar, Feira Livre Solidária e da Feira Maricá Mostra Cultural.

Durante os dias da Rio Artes, os visitantes puderam participar de oficinas de arte manual e artesanato com de artesãos de Maricá.

O estande recebeu parceria da Codemar e das seguintes secretarias: Promoção e Projetos Especiais; Turismo; Cultura, Economia Solidária; e Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.

Impulsionar oportunidades

A edição mostrou um novo posicionamento abrangendo áreas da economia criativa nacional como: artesanato, moda, decoração, saúde e gastronomia. Além de destaque para o empreendedorismo e cultura. O evento busca também impulsionar oportunidades de trabalho e renda.