Prefeitura ressalta a importância da prevenção às hepatites virais no Julho Amarelo

Unidades de Saúde da Família realizam testes rápidos e vacinação. Serviço de Atendimento Especializado oferece tratamento aos casos encaminhados

segunda-feira, 22 julho 2024

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, destaca o papel essencial da conscientização e da prevenção às hepatites virais no Julho Amarelo, mês de luta nacional contra essas doenças, que se caracterizam por inflamações no fígado. Na cidade, há testes rápidos para as hepatites B e C nas 27 Unidades de Saúde da Família (USF) e no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), em Araçatiba, realizados por demanda espontânea ou solicitação médica, contribuindo para um diagnóstico precoce, ágil e sigiloso, com resultado em menos de trinta minutos.

Caso seja confirmada a infecção por algum tipo de hepatite viral, a pessoa será encaminhada para o SAE, onde receberá o acolhimento e tratamento especializado necessário, com assistência de um hepatologista, profissional que cuida da saúde do fígado, da vesícula biliar e das vias biliares. Atualmente, cerca de 282 pacientes com hepatites virais são acompanhados no município, a partir de notificação após a testagem.

Em relação à proteção contra os tipos da doença, há vacinação contra as hepatites A e B — que também evita o desenvolvimento do tipo D. A imunização acontece nas USF dos quatro distritos de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, voltada aos públicos-alvo definidos pelo Ministério da Saúde. Atualmente, a vacina contra a hepatite A está prevista no calendário infantil, com dose única aos 15 meses de vida. Já em relação à hepatite B, o esquema vacinal deve ser iniciado logo após o nascimento, seguindo com outras aplicações aos 2, 4 e 6 meses de idade.

A secretária de Saúde, Juliana Nogueira, reforçou o impacto das atividades de conscientização e enfrentamento às hepatites virais na cidade.

“O Julho Amarelo é uma mobilização que ocorre em todo o Brasil para enfrentar as hepatites virais, doenças perigosas e que podem ser identificadas rapidamente com testes rápidos. No município, há testagem nas Unidades de Saúde da Família e no Serviço de Atendimento Especializado, tratamento, vacinação para os grupos contemplados e promovemos ações de conscientização contínuas nas unidades. Dessa forma, unimos prevenção, informação e luta”, pontuou.

Sintomas e transmissão

Em muitos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas, por isso a testagem é fundamental. Entretanto, a infecção pode apresentar sintomas como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Ao apresentar esses sinais, é recomendado que procure a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, que atende a região onde mora, ou, em casos graves, o Hospital Conde Modesto Leal, no Centro, a UPA de Inoã ou a Unidade de Pronto Atendimento Municipal Santa Rita, em Itaipuaçu.

É importante lembrar que as hepatites virais possuem formas de transmissão específicas. As hepatites A e E são transmitidas por via oral-fecal, por isso é preciso lavar as mãos; os alimentos que são consumidos crus; e cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los. A hepatite B tem transmissão por via sexual e contato sanguíneo, o que torna a vacinação e o uso de preservativos fundamentais.

Em relação à hepatite C, ela é transmitida por contato sanguíneo, porém não conta com vacina específica. Dessa forma, é necessário não compartilhar objetos pessoais e perfurocortante; seringas e outros objetos injetáveis; assim como utilizar preservativos durante as relações sexuais.

Endereços e funcionamento das unidades de saúde
Segunda a sexta-feira
– USF Central: Rua Clímaco Pereira, 241, Centro. (8h às 18h)
– USF Jardim Atlântico: Rua 36 (esquina com a Rua 53), lote 01, quadra 206. (8h às 18h)