A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, promoveu na noite de quarta-feira (31/01) a seletiva do projeto Maricá Esporte Competições 2024 na modalidade karatê, na quadra do CEPT Zilca Lopes da Fontoura, no Centro. O processo teve como objetivo identificar potenciais talentos oriundos dos projetos socioesportivos do município. Ao todo, 13 esportistas participaram da seletiva na modalidade Kata e Kumite.
“As seletivas do Projeto Maricá Esporte Competições são a oportunidade das crianças e adolescentes que participam, ou não, dos projetos socioesportivos, poderem integrar as equipes de competição com o suporte da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte. É o início de um sonho pra quem deseja viver profissionalmente do esporte”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Filipe Bittencourt.
“Hoje foi muito importante, pois as seletivas servem para fazer esse filtro de rendimento para a competição. Para a garotada que está começando agora se torna uma motivação, isso me motivou e me motiva. A competição foi um dos pontos para começar. Acho que para eles vai ser a mesma coisa, ponto de partida para a jornada longa no Karatê”, comentou o atleta João Marcos, de 26 anos, faixa preta com prática no esporte há mais de 15 anos.
Para a faixa vermelha Stefany Rayane, de 12 anos, a seletiva é um incentivo para aprofundar ainda mais os treinos no esporte.
“A seletiva é muito boa para dar oportunidades para todas as pessoas que querem entrar numa área de competição. Ter aquela oportunidade de sair para competir mais do que a escola de karatê. Eu gosto muito, mas sabemos que os treinos são duros, pesados, mas valem a pena, porque a gente aprende muita coisa”, disse a moradora de Cordeirinho.
Maricá Esporte Competições
O projeto Maricá Esporte Competições surgiu como uma iniciativa para aproveitar potenciais talentos oriundos dos projetos sócio esportivos promovidos pela Prefeitura de Maricá. Estes atletas são descobertos na “escolinha” e elevados ao patamar de equipe, onde iniciarão sua vida competitiva com estrutura fornecida pelo projeto. O projeto contempla cinco modalidades: Futebol, Futsal, Ginástica Rítmica, Karatê e Vôlei. Os até então alunos da escolinha tornam-se atletas e passam a receber treinamento específico visando competições, suporte médico, material, uniforme, além das demandas necessárias para as competições, como inscrição, arbitragem, alimentação e transporte.