Somar entrega hortaliças no CEIM Tia Lu, no Condado

Alimentos são 100% naturais e plantados em terreno na região

terça-feira, 16 julho 2024

Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria da Autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu nesta terça-feira (16/07) a colheita e entrega hortaliças para o Centro de Educação Materno Infantil Municipal (CEIM) Luciana Peixoto de Oliveira Vianna, conhecido como Tia Lú, no Condado. Dentre as verduras e frutas concedidas, estão: alface, espinafre, couve, inhame, banana, mamão, entre outras.

Outros alimentos colhidos são: batata doce, inhame, alho poró, rúcula, quiabo, bertalha, além das ervas capim-limão e manjericão.

O coordenador da Somar, Charles Carvalho, explicou como começou o projeto e a forma em que os alimentos são plantados sem uso de agrotóxicos.

“Aqui era uma área muito degradada, com acúmulo de lixo. Dessa forma, tivemos a ideia de pegar o capim do terreno e transformar em adubo e fazer compostagem. Assim, a gente fez a limpeza e começamos as plantações. Tudo que tem aqui é natural, sem nenhum acréscimo de agrotóxico”, falou o coordenador Charles.

A diretora do CEIM Tia Lu, Adriana Antunes, falou da importância dos alimentos naturais na unidade escolar. “O que mais importa é a saúde dos alunos. E saber que eles vão consumir alimentos naturais, vindos diretamente da horta, vai ser muito bom para eles”, disse Adriana.

Homenagem à Tia Lu

O nome da creche é uma homenagem à profissional que faleceu de covid-19 em 2021 e deixou um legado para a educação de Maricá. Foi coordenadora municipal do Plano Nacional da Alfabetização na Idade Certa; coordenadora do Ensino Fundamental I; diretora da Escola Municipal Alfredo Nicolau da Silva Junior, no Marquês; coordenadora de projetos do Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, no Centro; e gestora da Escola Municipal Joaquim Eugênio dos Santos, na Mumbuca.