A noite desta sexta-feira (22) foi repleta de música com a chegada em Maricá do 1º Festival da Canção – Escrito nas Estrelas, que será realizado até domingo (24), em Araçatiba.
A entrada é gratuita e o público presente tem a oportunidade de conferir apresentações para que artistas sejam ouvidos e revelados através das composições que estão sendo apresentadas para jurados especializados e coordenados pela cantora e compositora Lucina.
Inspirado nos grandes festivais da canção entre os anos 1960 e 1980, a primeira edição do evento homenageia a dupla Luli e Lucina, que foi revelada no Festival Internacional da Canção em 1972, com a música “Flor Lilás”.
Para o secretário municipal de Cultura, Leandro Dasilva, é “primordial que a cidade incentive ações que mostrem o trabalho de artistas autorais”.
Segundo o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, cultura também é desenvolvimento econômico. “Esses eventos fomentam o turismo e o comércio, gerando uma nova cultura baseada em uma economia criativa fundamental para o desenvolvimento de nossa cidade”, explica.
Dia 1
Neste primeiro dia foram apresentadas 11 canções. São elas: Amazônia viva”, de Elvira Helena e Patrícia Quinteiro; “Assunto sério”, de Vinicius Rodrigues; “De meia noite às seis”, de Maria Fernanda Torres; “Rios de saudade”, de Tauana de Carvalho; “Eu saltimbanco”, de Eduardo Santana e José Renato Fressato; “Cada canto”, de Luísa Ramos; “Linda, linda, linda”, Joana Terra; “Rosa do sertão”, de Vinicius Scofano; “Vai ver”, de Yasmin de Souza e Gabriela Pimenta; “Terra em transe”, de Ceumar Coelho e Déa Trancoso e finalizando com “Desenredo”, de Paulo Roberto de Araújo.
Ao todo serão 26 músicas apresentadas nos dois primeiros dias, com artistas que vieram de sete estados diferentes. Os 10 finalistas seguem para a final no domingo (24).
O festival tem realização da Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e curadoria de Patricia Ferraz. O festival tem apoio e colaboração da Secretaria da Cultura, da Secretaria de Governo e da Secretaria de Turismo de Maricá.
Show de Tetê exalta música popular brasileira
De forma vibrante, a cantora Tetê Espíndola, 70 anos de vida e 45 de carreira, exaltou a música popular brasileira com obras primas oriundas de festivais de canção realizados entre as décadas de 60 e 80.
“Nosso país é muito grande, então temos uma diversidade musical incrível. Tem muita gente fazendo coisas boas e o festival é uma oportunidade de conhecê-las. Convido também os jovens a conhecerem minha carreira”, explica.
Ela abriu o show com “Arrastão”, letra de Vinicius de Moraes e interpretada por Elis Regina, vencendo o 1º Festival da Música Popular Brasileira da TV Excelsior. Em seguida cantou “Travessia”, de Milton Nascimento, que conquistou o 2º lugar no Festival Internacional da Canção de 1967.
A terceira música “Sabiá”, de Tom Jobim e Chico Buarque, venceu o III Festival Internacional da Canção em 1968.
Tetê fechou sua apresentação com sua música mais famosa, “Escrito nas estrelas”, canção em que venceu em 1985, o Festival dos Festivais da Rede Globo, e ainda hoje faz sucesso, somando mais de 4 milhões de reproduções no aplicativo de streaming Spotify.
Programação
23/11 (sábado)
19h – Abertura dos portões
20h – Apresentação dos selecionados
21h30 – Show Isabella Taviani
24/11 (domingo)
19h – Abertura dos portões
20h – Apresentação 10 finalistas
21h50 – Show Zélia Duncan e banda
Após o show os jurados irão revelar os 5 ganhadores, seguidos de premiação.
Serviço
Entre os dias 22 e 24/11
A partir das 19h
Ao lado do Aeroporto de Maricá – Rua Jovelino Duarte de Oliveira S/N – Araçatiba, Maricá
Entrada Gratuita com entrada por ordem de chegada