Workshop 3Ds Maricá leva novos conhecimentos a profissionais de saúde bucal da cidade

Técnicos e auxiliares participaram da formação que aconteceu no auditório do Banco Mumbuca

sábado, 20 julho 2024

Foto: Liz Perez

O Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ), em parceria com a Prefeitura de Maricá, promoveu na sexta-feira (19/07) o Workshop 3Ds, levando conhecimentos essenciais para qualificar e otimizar a atuação de técnicos e auxiliares de saúde bucal do município.

A formação aconteceu no auditório do Banco Mumbuca, no Centro, e reuniu cerca de 40 profissionais da área para reflexões sobre situações presentes no cotidiano de trabalho diário, desenvolvido no município nas Unidades de Saúde da Família (USF), no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã.

Os momentos de diálogos incluíram temas fundamentais para os colaboradores dos serviços de saúde bucal, como biossegurança e organização do consultório odontológico, primeiros socorros, equipamentos e imagem profissional. As temáticas foram apresentadas, respectivamente, pelos palestrantes Marlon Oliveira, Cléa Aleixo, Thaynara Jiullyane, e Carla Bragança.

Para Suany Marins, subsecretária de Políticas Odontológicas, a formação fez a diferença para os profissionais, unindo conhecimento e troca de experiências.

“Manter a equipe sempre atualizada é fundamental para o aperfeiçoamento de habilidades importantes, como comunicação, além de atualizar conhecimentos. Ter uma equipe sempre engajada faz com que o trabalho esteja se renovando, com excelência e qualidade na entrega dos resultados. Esse é nosso papel: promover aprimoramento para a equipe e valorizar sempre suas funções”, destacou.

Cléa Aleixo, uma das palestrantes e técnica de saúde bucal que integra o CRO-RJ, ressaltou a importância da iniciativa para a atualização e formação contínua dos profissionais.

“Esse evento foi desenvolvido pelo CRO, observando a necessidade de atualizar e capacitar os auxiliares e técnicos de odontologia. Estamos verificando uma boa evolução dos profissionais e alcance dessa iniciativa, e o apoio dos municípios está sendo muito importante. Fico feliz pela proporção que o Workshop está tomando e em estar de frente à categoria, podendo atualizar e capacitar a minha área”, afirmou.

Daisy Moura, auxiliar de saúde bucal que atua no município, garantiu que a capacitação fez a diferença, proporcionando novos olhares. “O Workshop foi excelente e muito proveitoso, com professores excelentes e que trouxeram conhecimentos essenciais para a nossa profissão. Foi tudo especial e relevante, o que é muito importante para nós técnicos e auxiliares de saúde bucal”, disse.

Serviços odontológicos para a população

No município, a assistência odontológica está presente em toda a rede. Nas Unidades de Saúde da Família (USF), porta de entrada da rede de cuidados, equipes de saúde bucal estão prontas para atender às necessidades de rotina dos moradores, que não configuram casos graves. Nesse caso, a pessoa com demandas odontológicas deve procurar a USF de referência, ou seja, aquela que atende a região onde reside.

Após consulta de saúde bucal na USF e identificada a necessidade de acompanhamento especializado, o usuário será encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Boqueirão, com marcação pela Central de Regulação do município. Além disso, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã, são atendidas emergências e urgências odontológicas por livre demanda, sem necessidade de agendamento, um diferencial na Região Metropolitana 2.